domingo, 14 de agosto de 2011

CARTA DO CAPed pro jornal da calourada DCE UFRJ 2011.2


SEJAM BEM VIND@S CALOUR@S DE PEDAGOGIA!

Acreditamos que este é um momento importante na vida de cada um e queremos ser parte dessa felicidade. Parabéns!!! A UFRJ também é de vocês!!!

Nós, alun@s da Faculdade de Educação sabemos que os estudos acadêmicos fazem parte do processo de crescimento individual, porém entendemos que a faculdade é muito mais que um período, uma etapa, uma tarefa ou uma fase. Aqui encontramos amig@s, aprendemos com a realidade d@s outr@s, recebemos conhecimento e não sairemos iguais. 
Educação é passar de uma mentalidade ou de um senso comum a uma consciência e nossa consciência deve ser trabalhada para que o sentido da educação seja sempre mantido, ultrapassando os portões da nossa faculdade.

Sabendo disso, nós do Centro Acadêmico Professor Paulo Freire (CAPed), fazemos o possível (e em alguns momentos, o impossível) para que @s estudantes do curso de Pedagogia participem da construção do Movimento Estudantil de Pedagogia e dos espaços de formação da faculdade. Procuramos ser um espaço integrado com @s demais estudantes da UFRJ e com as outras universidades, pois acreditamos num movimento estudantil democrático, um espaço de socialização daquilo que queremos para o nosso curso, para a educação e para a sociedade.

Vivemos um momento de grandes dificuldades na UFRJ, onde problemas estruturais estão enraizados no nosso cotidiano e infelizmente, as expectativas não são muito otimistas. Devido ao incêndio no Palácio Universitário, estamos sem água e banheiros no prédio e perdemos a Sala Anísio Teixeira (nosso auditório). Com o crescimento das disciplinas ministradas na FE, precisamos ceder nossa sala de estudos, onde hoje funciona a sala dos professores. E a sala do CAPed que já não é enorme, hoje comporta todo nosso mobiliário e os livros de nosso acervo. A UFRJ não tem bandejão na Praia Vermelha, falta respeito com a assistência estudantil, não temos creche universitária e por aí vai! 
Parte dessas dificuldades é causada pelo REUNI (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), projeto governamental de expansão do ensino superior que visa maior acessibilidade à universidade. Em tese seria um projeto bastante proveitoso, se não fosse seu caráter sucateador, na medida em que aumenta o número de pessoas que ingressam nas universidades, mas em medida desproporcional ao aumento de funcionários, professores, infraestrutura, assistência e permanência estudantil.


Mas como nem tudo é tristeza, estamos organizando a Semana de Educação, espaço de formação d@s estudantes feito pel@s própri@s estudantes. Inclusive contamos com a participação de vocês, calour@s! Para continuar com o trabalho do CAPed, TOD@S @S ESTUDANTES DEVEM PARTICIPAR, pois somos um Centro acadêmico de gestão coletiva com postura livre e independente, sem interferência de partidos políticos e movimentos de qualquer ordem. 


NÃO TEMOS TEMPO A PERDER!!!

Centro Acadêmico Professor Paulo Freire (CAPed UFRJ) - Gestão 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário