Atas

13-
Ata da Assembleia Geral convocada pela Comissão Gestora do Centro Acadêmico de Pedagogia Professor Paulo Freire na quinta-feira (10/05/12)



Às dezessete e quinze da tarde no dia dez de maio de dois mil e doze, na sala 212, ocorreu na Faculdade de Educação uma Assembleia Geral, convocada pela Comissão Gestora do Centro Acadêmico de Pedagogia Professor Paulo Freire, com o intúito de designar os representantes discentes do curso de Pedagogia que irão compor a Comissão de Avaliação do Currículo vigente, e de seus respectivos representantes; com a presença de Sarah Menezes, Sabrina Raychotck, Maicon Salvino, Lucilia Santos, Iris Medeiros, Roberta Figueiredo, Oton Duarte, Josué Marinheiro, Patrícia Gurgel, Monique Maiques, Mayara Tavares, Jeane Souza, Joana Newlands, Amanda Silva, Fabiane Fernandes, Isabel Cristina Conceição, Anderson Gomes, Marlon Santos, Natalia Barbosa e Denize Dantas.

Informes:
- Oton Duarte passou o informe sobre a Pedcana e disse que iria necessitar o dinheiro respectivo a festa que se encontra no CA. Foi aconselhado ao mesmo que pedisse uma reunião para o assunto. Oton também lembrou a todos da reunião da Comissão Eleitoral que aconteceria na sexta-feira (11/05).
- Iris Medeiros informou que precisava de uma reunião geral do CAPed para assim falar sobre a Marcha das Vadias, que ver ocorrer ainda nesse mês, no dia vinte e seis de maio (26/05).
- Patricia Gurgel informa sobre a possibilidade de bolsas de Intercâmbio serem oferecidas para o curso de Pedagogia.
- Iris pede mais um informe para poder divulgar o evento à acontecer na Faculdade de Educação, no dia 15 deste mês, que exibirá um documentário sobre crianças transgêneras, com a participação e mediação de Indianara Siqueira.

Início da Assembleia Geral:
A aluna Sarah Menezes iniciou a fala com a explicação do porquê de se ter uma Comissão de Avaliação do Currículo, com a ajuda de Iris Medeiros e de Patricia Gurgel, explicando o motivo de se convocar a Assembleia Geral. Iris falou sobre a participação dos departamentos e da importância de se ter representantes dos discentes nessa comissão. Sabryna Raychtock expôs a proposta de que os representantes que serão escolhidos possam promover semanalmente uma reunião para que possam ser discutido assuntos sobre a comissão de avaliação com os alunos. Iris propos, complementando a proposta anterior, que esses encontros podem ser em dias alternados, com horários mesclados, e que os mesmos possam ser divulgados para os discentes em geral da faculdade. Patricia expôs a importância do cargo de representante dos discentes, destacando a responsabilidade e as tarefas a serem executadas pelo mesmo, junto também da importância da ocorrência desta Assembleia.
Dito isto, Sarah expôs os critérios elaborados nas reuniões que ocorreram no dia três de maio, sendo eles:


- Interesse e comprometimento;
-Período: determinou-se a partir do 5°, tanto por conta da experiência vivida no currículo quanto das práticas de ensino obrigatórias (estágio);
- Ter cursado a disciplina Currículo;
- Participação ativa na faculdade e em suas extensões, tais como pesquisa, extensão, movimentos estudantis, COAA, CA, etc.

Dito os critérios, Sarah iniciou um esclarecimento sobre os mesmos junto da ajuda de Iris e Patricia.
Dado o esclarecimento, foi aberta a inscrição de nomes para a representação dos discentes, dos quais foram recebidos os nomes: Josué Marinheiro, Sabryna Raychtock, Iris Medeiros, Julis Maciel, Monique Maiques, Lucilia Santos e Marlon Santos.
Constando que todos os nomes indicados se encontravam dentro dos critérios, cada um dos indicados pode expôr o porquê de estar interessado na participação da Comissão de Avaliação do Currículo. E por fim, tendo os presentes como testemunhas, todos os candidatos que deram seus nomes, ou ainda aqueles que enviaram representantes para inscreverem seus nomes, foram classificados de acordo com os critérios previamente escolhidos, onde cada participante presente da Assembleia teria direito a quatro votos.
Dada a votação, que contou com setenta e dois votos, temos como resultado:

- Iris Medeiros - 14 votos
- Marlon Santos - 14 votos
- Lucilia Santos - 13 votos
- Monique Maiques - 11 votos
- Sabryna Raychtock - 10 votos
- Josué Marinheiro - 5 votos
- Julis Maciel - 5 votos

Os presentes candidatos que respectivamente receberam o maior número de votos foram encaixados nas seguintes posições:

Representantes:
             Nome: Iris Medeiros de Almeida Fernandes

             
Nome: Lucília Silva dos Santos
             
Suplentes:
             Nome: Marlon Santos

             
Nome: Monique Maiques de Souza Alves Rezende


A presente aluna, Sarah Menezes, agradeceu a presença de todos e declarou como encerrada a Assembleia Geral.

12-Ata da Reunião da tarde do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizada no dia 16 de Março de 2012 na sala do CAPed na Faculdade de Educação, reunião iniciada às 17:00h e encerrada às 18:40h. Com a presença dos seguintes alunos: Roberta Figueiredo, Daniela de Almeida, Filippo de Amil Dias, Rafaelly Maria Jesus de Oliveira, Gabriela Rosa, Isadora Santos do Nascimento, Lailla de Carvalho, Oton A. Duarte da Silva, Felipe Gomes Lipkin, Natália Barbosa da Silva, Isabel Cristina da Conceição, Breno Astur Aboulafia e Gleisson Silva de Oliveira.
Iniciamos a reunião com os informes: A aluna Isabel falou sobre a reunião do Conselho de CAs da PV - Haverá campanha de solidariedade dos estudantes da UFRJ com o curso de RI (Relações Internacionais). Está sendo organizado ato no próximo CONSUNI dia 22/03/2012 às 9h com provável saída de ônibus da PV para levar os estudantes de todos os cursos. Pauta do ATO: reivindicar melhores condições de alocação para os estudantes e investimento no campus da PV (além de não ter salas fixas, os alunos de RI não tinham sequer cadeiras, a UFRJ alugou, sendo que já tinha comprado.) Também no dia 22/03 haverá a Juquinhada temática sobre as condições precárias do curso de RI. Foi formada uma comissão que verá as condições de transportes e estacionamento para o campus da PV. Reunião com a prefeitura dia 23/03 às 9:30h. Em relação às festas Juquinhada e Samba do DCE a organização ficará a cargo de comissão a ser formada posteriormente. Foi proposto que 1 integrante de cada CA se responsabilize. Os informes completos serão passados assim que a relatoria do Conselho de CAs da PV for divulgada. Rafaelly colocou questionamentos sobre os Simpósios que serão realizados na FE, Isabel e Oton esclareceram. Natália convidou a todos para o Samba dos CAs que acontecerá no Fundão. Houve reunião do CAPed também às 11h e a ATA será disponibilizada depois.
Pontos de Pauta:
  • Avaliação da calourada
  • XIII Semana de Educação
  • Eleições do CAPed
Avaliação da calourada 2012.1 - Breno fez uma proposta de avaliar a calourada da mesma forma que foi feita na reunião da manhã, separar por dia/atividade. Todos concordaram. 
Gerais - Recebemos críticas em relação a criatividade das pinturas, nas próximas calouradas rever esse posicionamento dos professores terem um horário para apresentação na primeira semana pois deixa pouco tempo para as atividades. Rafaelly propôs realizar atividades pedagógicas no dia de matrícula e inscrição em disciplinas, comunicar aos calouros para virem com roupa apropriada para pintura e um espaço para sugestões no CAPed. 
Primeiro dia - Gabriela colocou que devido a demora nas apresentações e o tempo de pintura, não teve tempo para fazer o pedágio. 
Segundo dia - Gabriela disse que a gincana deveria ser no primeiro dia, pois facilitaria a circulação d@s calour@s no campus. Faltou organização pois um grupo saiu antes dos demais. O prêmio prometido não foi entregue. Isabel propôs que o prêmio seja uma caixa de bombons, concordado pela maioria.
Terceiro dia - Houve divergência sobre o GD, alguns acharam instrutivo e necessário e outros acharam cansativo, repetitivo. Acabou muito tarde, sem possibilidade de fazer pedágio novamente.
Quarto dia - A maioria conseguiu bater a cota do trote neste dia. 
Quinto dia - Todos gostaram das atividades. Foi proposto organizar um piquenique de integração entre manhã e tarde.
XIII Semana de educação - Foi explicado o que é o evento, inclusive feito convite para que a calourada seja protagonista da escolha do tema, vai ser criado uma enquete virtual para indicações e também para escolha do tema. 
Eleições do CAPed - Isabel explicou o que é o CAPed, o que ele representa e como a gestão se apresenta.Anexou o edital e cronograma da última eleição para posterior consulta. Natalia propôs reunião específica para eleição do CAPed. Isabel propôs a criação de enquete no Facebook para deliberar sobre qual é a melhor data, indicando terça feira, dia 20/03 às 11h e às 17h para contemplar todos os horários.
Sem mais a acrescentar, lavro a seguinte ata assinada por mim, seguida dos demais alunos da Faculdade de Educação da UFRJ.
Isabel Cristina da Conceição
Roberta Figueiredo
Daniela de Almeida
Filippo de Amil Dias
Rafaelly Maria Jesus de Oliveira
Gabriela Rosa
Isadora Santos do Nascimento
Lailla de Carvalho
Oton A. Duarte da Silva
Felipe Gomes Lipkin
Natália Barbosa da Silva
Breno Astur Aboulafia
Gleisson Silva de Oliveira.

11-Ata da Reunião do CA do dia 10/01/2012
Local: Centro Acadêmico de Pedagogia


Presentes:
Roberta Figueiredo, Natália Barbosa, Patrícia Gurgel, Sarah M Rocha, Breno Astur Aboulafia, Diana H Zava, Oton Duarte.
Informes:
·  Atraso da obra do telhado.

- Segundo a direção, a idéia inicial era de que as obras fossem feitas por partes para que pudéssemos utilizar os espaços aos poucos. As obras se iniciariam pelo fórum e depois chegariam até a FE, mas houveram vários atrasos e ainda não saíram de onde deviam. Por causa desse atraso não há um cronograma definido das obras. Mas a idéia é de que, se as obras começarem durante as aulas, algumas turmas terão de ir para os complexos que o serviço social utilizou quando o local do curso passou por reformas.

Diana e Patrícia perguntaram para a diretora Ana Maria sobre qual espaço utilizar quando as obras chegarem até a sala do CA. Segundo Ana Maria, utilizaríamos uma sala destinada temporariamente a guardar e disponibilizar materiais, mas essa sala ainda deverá ser definida. Outro informe sobre a obra é que o IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) está reclamando sobre a forma como foram feitas as instalações dos ar-condicionados no prédio. Por isso, há um projeto de refrigeração central, onde os compressores ficarão na piscina, que está desativada.
·  Verba de 20 milhões para o CAp.

-Patricia informou que há uma verba de 20 milhões disponível para a transferência do CAp para o fundão;
-Projeto:Complexo educacional no fundão, que reuniria a  F.E.+CRECHE+C.Ap.
·  Formatura e colação de grau

- Patricia informou sobre a colação de grau da turma que vem se formar agora. Ela acontecerá no dia 19/01/2012, ás 17:00 horas no auditório do CT na Ilha do Fundão. Também informou que algumas pessoas que farão a formatura e a colação de grau ainda não estão poderão colar grau, pois estão devendo vários créditos e o BOA não está zerado. Por isso, a congregação discutiu sobre a presença da diretora na cerimônia e se a mesma poderia realizar o ato simbólico da colação de grau, mesmo tendo vários alunos que ainda não concluiram. Ficou decidido que seria esclarecido aos estudantes que é apenas uma colação de grau simbólica e que haverá diferença entre os que efetivamente estão se formando. Há uma proposta de regularizar os termos da formatura, para que não haja mais esse tipo de problema.


·  Livro do Jonathan
- Lançamento do Livro do Jonathan Aguiar na Igreja Nova Vida na Pavuna (Estrada Botafogo, 1394 – Pavuna) no dia 21 de janeiro de 2012.
·  Manifestação Gama Filho

- Haverá uma manifestação contra o aumento abusivo dos preços das mensalidades da Faculdade Gama Filho no dia 12 de janeiro de 2012.




Pauta:
Ponto 1 – Comissão Gestora
Devido ao termino da gestão “Não temos tempo a perder” em dezembro, o CAPEd está sobre a gestão de uma Comissão Gestora, que ficará até a nova chapa ser eleita. A comissão gestora contitui-se pelas seguintes pessoas: 


·  Roberta Figueiredo
·  Natália Barbosa
·  Sarah Rocha
·  Breno Astur Aboulafia
·  Diana H Zava 
·  Oton Duarte
Para Representantes da congregação, decidiu-se que: 
·  Sarah Rocha será a o oficial  e Breno Astur será o suplente.
Ponto 2 – Proposta do CEDERJ
Diana e Patrícia informaram sobre a proposta do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ). Inicialmente, havia um convite para que a Faculdade de Educação( FE) auxiliasse no preparo e coordenação do Curso de Pedagogia à distancia, já que aparentemente a UNIRIO deixou a coordenação do curso. Para estudar a proposta, auxiliar e promover o debate, foi constituido um Grupo de Trabalho(GT) formado por docentes e discentes que demonstraram  interesse pelo assunto. Agora, a proposta é de que 4 professores assumam duas disciplinas como uma forma de 'projeto piloto' que nos dará subsídios para as nossas discussões e decisões futuras sobre a inserção ou não da FE nos cursos do CEDERJ. O GT decidiu que o  professor que assumir as disciplinas deverá:


1) Participar do Calendário de Reuniões com o GT CEDERJ (composto por representantes dos departamentos e por alunos da Pedagogia desta faculdade de Educação da UFRJ); os professores que assumirem as disciplinas passarão a participar desse GT contribuindo para as discussões pertinentes à decisão de participação institucional da FE nos cursos do CEDERJ.

2) Calendário de Reuniões no CEDERJ  e na UERJ.

3) Treinamento no CEDERJ durante o mês de janeiro de 2012 pois as turmas do CEDERJ iniciam em 29 de janeiro de 2011.

4) A carga horária das disciplinas presenciais da FE não pode ser alterada, ou seja, assumir carga horária no CEDERJ não reduz carga horária no curso presencial.


- Encaminhamentos: Descobrir os motivos pelos quais a UNIRIO saiu, conversar com alunos que são do curso de pedagogia a distancia,Integrar os calouros a discussão


Ponto 3 – Calourada 2012.1
Se não houver nenhuma modificação de datas, a calourada ocorrerá dos dias 05/03/2012 à 09/03/2012;
Surgiram diversas propostas de atividades, mas antes delas decidimos nos focalizar nos objetivos que queremos atingir com os calouros. Devemos observar:

·  Objetivo Geral: Integrar os calouros com a universidade(Levantando questões como funcionamento, alimentação, estrutura e etc)
·  Objetivos Específicos:
1.      Esclarecer o funcionamento da Faculdade e da Universidade( Englobaria O CA, Direção, Congregação, Protocolo e etc..)
2.      Localizar os espaços de uso frequente
3.      Esclarecer o que é o curso e suas possibilidades
4.      Esclarecer sobre as questões que estão no nosso dia a dia
Encaminhamentos: Criar um grupo no Facebook para discutir a calourada, sem que os calouros saibam. Criar uma página do curso de pedagogia para que possamos divulgar informações e comunicar com os calouros e outros alunos do curso.


Ponto 4 – Programação de 2012.1
- Discussão sobre estágios com data a ser definida em torno da terceira semana do mês de março.
- Discussão sobre assuntos relacionados ao CEDERJ ( data a definir)
- Não foram agendados mais eventos em virtude das eleições que ocorrerão ainda neste semestre e tal programação posterior deverá ficar a cargo da gestão eleita. 
Encaminhamento: Entrar em contato com a coordenação de estágios e os professores.
Próxima Reunião: Dia 24/01/2012



10-Reunião do CA do dia 10/11/2011
Local: Centro Acadêmico de Pedagogia

Presentes: Cleber Melo da Silva, Sarah M Rocha, Breno Astur Aboulafia, Diana H Zava, Oton Duarte.
Informes:
Campanha 10% do Pib para a educação: Cleber informou sobre a campanha. A idéia é fazer uma grande campanha para depois haver um plebiscito, em outras universidades e estados. Hoje, as 13 e as 18 horas houve uma reunião para que se crie um comitê para essa campanha.Semana que vem haverá outra reunião, marcada na reunião de hoje.

Pontos de pauta:
1-Participação na campanha dos 10% do Pib para a educação
2-Apresentação da avaliação da Semana de educação na congregação
3-Debate e filme com Indianara
4-Pendencias da semana de educação
5-Multiarte

1-Cleber, Sarah, Oton e Diana Passaram em sala na semana que vem para falar um pouco sobre a campanha. Cada um dos presentes ficou responsável por fazer cartazes explicativos sobre uma parte da cartilha que Cleber distribuiu.
2- Precisamos montar os slides sobre como foi a semana de educação para fazer uma devolução na congregação. Responsáveis: Diana, Iris e Patrícia.
3-No dia 18 de outubro, durante a semana de educação, haveria a exibição do filme “Meu eu secreto” e o debate com uma transexual, Indianara. Mas a debatedora confundiu os horários e acabou não comparecendo. Ela pediu desculpas e propôs comparecer outro dia para exibir o filme e debater o mesmo com os alunos interessados. Sugestão de Dia: 21/11/2011 ás 17 horas na sala de vídeo.
Encaminhamentos: Diana verá a sala de vídeo. Oton e Sarah divulgaram o evento. Cleber falará com o CASA para divulgar lá também, pois está acontecendo uma série de debates sobre homofobia e etc.
4-Pendencias da Semana de educação, como certificado e finalização da avaliação, serão resolvidas na reunião do dia 16, em 2 horários: 11 e 17 h
5-Diana informou sobre a proposta da aluna Patrícia Gurgel de fazer no mesmo dia do mutiarte uma faxina. Porém, Diana e Sarah colocaram que isso não seria justo com as pessoas, pois estariam interessadas em participar do mutirão.
Proposta: Durante o mutiarte explicar sobre a importância de limpar o Ca.
Dividir em 4 grupos principais, com mediadores para coordenar. Grupos: Frases, Desenhos e Pintura e recortes de notícias.
Separamos alguns materiais para a realização das atividades.
A reunião finalizou as 19 horas.
Redatora da ata: Diana H Zava
9 - Ata da Reunião geral do CAPed - 27 de Outubro de 2011.

Ata da Reunião Geral do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizada no dia 27 de Outubro de 2011 na sala do CAPed na Faculdade de Educação, reunião iniciada às 17:20h e encerrada às 18:50h. Com a presença dos seguintes alunos: Isabel Cristina da Conceição, Roberta G. de Figueiredo, Chreiva Magalhães Malick, Oton Araujo Duarte da Silva, Giovana Acatauassú Martins de Lima, Carmen Cunha R. De Freitas, Luyra Santos de Almeida, Marianna Augusta de Luna Freire Duarte Ferreira, Marlon Santos e Jonathan Fernandes de Aguiar.
Iniciamos a reunião com os informes: A aluna Isabel falou sobre a MAP (Mostra Artística do Palácio) que será um evento feito pelos estudantes do Palácio Universitário com apresentações artísticas  dos mais variados gêneros e terminará com um festival de bandas no Teatro de Arena. Inscrições de trabalhos até dia 30/11/2011. Após, Isabel e Carmen falaram sobre a importância do esclarecimento aos estudantes sobre o boicote ao ENADE, fizeram também propostas de materiais a serem distribuídos aos estudantes que foram convocados para a prova. Consultar à ExFEPe sobre os adesivos que deverão ser colados na prova daqueles que boicotarem o exame.
Pontos de Pauta:
·Campanha da luta pela moradia.
·PEDCANA 2011.2.
Campanha da luta pela moradia – Carmen leu ofício pedindo apoio político e financeiro do CAPed ao Movimento de Ocupação Urbana e convocou os estudantes interessados em participar da reunião do Movimento no dia 29 de Ourubro às 14h na Ocupação Quilombo das Guerreiras, Rua Francisco Bicalho, 49. Foi deliberado em consenso pelos presentes que o CAPed apoia o movimento e assim que se tenha contato com o financeiro do CAPed será destinado um valor para contribuir. Questionou-se também a possibilidade de doação das águas que sobraram da Semana de Educação para a Ocupação. Proposto ponto de pauta para a próxima reunião geral: Apoio financeiro e doação de materiais para a Ocupação.
PEDCANA 2011.2 – Isabel explicitou a necessidade de autorização do CAPed para utilização do nome PEDCANA para realização da festa da calourada 2011.2, ressaltando que para esta festa não está sendo pedido apoio financeiro. Carmen colocou que a responsabilidade em colocar o nome PEDCANA já ligaria o CAPed mesmo que este de fato não organizasse a festa. Foi exposto pelos presentes que os estudantes se organizaram em comissão,tendo inclusive um calouro participando e se responsabilizaram pela festa. Foi aberta votação e por 9 votos a favor e 1 abstenção, a proposta de uso do nome PEDCANA foi aprovada. Durante debate sobre a festa foi colocado que os estudantes não estão esclarecidos sobre o que é a Gestão Coletiva do CAPed e viu-se a necessidade de chamar uma Assembleia Geral dos Estudantes da Faculdade de Educação com proposta de data dia 10 de Novembro de 2011 às 17h na sala 220 da FE/UFRJ. Aprovada por unanimidade pelos estudantes presentes.
Sem mais a acrescentar, lavro a seguinte ata assinada por mim, seguida dos demais alunos da Faculdade de Educação da UFRJ.
Isabel Cristina da Conceição.
Roberta G. de Figueiredo.
Chreiva Magalhães Malick
Oton Araujo Duarte da Silva.
Giovana Acatauassú Martins de Lima.
Carmen Cunha R. De Freitas.
Luyra Santos de Almeida.
Marianna Augusta de Luna Freire Duarte Ferreira.
Marlon Santos
Jonathan Fernandes de Aguiar.

8- ATA da reunião geral do CAPed.

Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2011.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação – Centro Acadêmico Paulo Freire.

Ata da Reunião Geral do CAPed .
Iniciada às 17:15h.
Finalizada às 18:20h.

Estavam presentes os estudantes:

Isabel Cristina da Conceição
Nelson Vieira Thomé
Natália Barbosa da Silva
Diana Hoeltgebaum Zava
Patrícia Gurgel
Lucília S. Santos
Luiza Rabelo Colombo
Roberta G. de Figueiredo
Oton Araujo Duarte da Silva
Breno Astur Aboulafia

Pauta:
Utilização do Espaço do CAPed.
Calourada.

Informes:

Lucília:
Propôs discussão sobre a situação dos estágios obrigatórios na FE/UFRJ. Devido a complexidade do tema, será colocado como pauta da próxima reunião.

Diana:
Organização dos livros que estão no CAPed será feita às terças feiras de 12 às 17h (Convoca voluntários).
Restaurante do Campinho já mudou de lugar e já está funcionando.
Reunião da ExFEPe dia 27/08 às 14h no DCE da UFF.
Reunião sobre convite do CEDERJ. (Presentes: Diana Zava, Prof. Jorge Ricardo, Prof. Claudia Picciani, Prof. Margarida e Prof. Ana Monteiro) - Fizeram apresentação do Projeto CEDERJ e marcarão reunião aberta sem indicativo de data.

Patricia:
Consulta para a direção acontece dias 26 e 27 de setembro. Precisam da indicação de 3 alunos para mesário nos 3 turnos (manhã / tarde e noite). Inscrições para candidatos 5 e 6 de setembro. Validação das candidaturas 8 de setembro. Debates: 14/set (noite), 19/set (tarde) e 23/set (manhã).
A caixa d'água já foi instalada e a previsão de retorno da água ao Palácio universitário é final de Setembro.
Concurso para o Município do Rio P1 e P2 com vencimentos de R$2.700,00 está em andamento.

Cleber:
Passou em concurso e está trabalhando o dia todo. Agora só está a disposição do CAPed à noite, horário que está na faculdade.
CONSUNI próxima 5ª feira às 9h. - Campanha sobre melhorias na assistência estudantil (aumento das bolsas para R$500 e não ao atraso no pagamento dessas bolsas) e 10% do PIB para a educação já!

Uso do espaço do CAPed:
Devido a falta de higiene e colaboração para limpeza, foi proposto que se inicie uma campanha para conscientizar as pessoas de que o espaço do CAPed não é auto limpante e precisa manter-se minimamente limpo. Será feito um mutirão de limpeza no dia 8 de Setembro às 17h. Caso não melhore a situação, não será mais permitido a utilização da sala para refeições. Caso algum estudante se sinta insatisfeito com essas deliberações, deverá comparecer ao CAPed em alguma reunião e propor outra solução.

Calourada:
Foi repassado para os presentes que o valor certo da calourada ainda não foi contabilizado (em torno de R$500) e que alguns calour@s bateram a cota de R$50. De acordo com o que foi tratado com a turma 2011.2 será realizado um luau para comemorar. Isabel se comprometeu a entrar em contato com @s calour@s para definir de que forma será organizada a festa.

Pauta da próxima reunião:
Situação dos estágios obrigatórios da FE/UFRJ.
Consulta para a direção da FE/UFRJ.


7- Ata da reunião da semana de educação do dia 18/08/2011
Horário: 17:00
Local: Centro Academico de Pedagogia Prof Paulo Freire UFRJ-CAPed
Presentes: Amanda Santos, Camila Marchiori, Diana Zava, Breno Astur, Jeane de Souza, Isabela Englaro, Viviane da silva, Oton, Rachel Nascimento, Nelson Vieira, Isabel Cristina, Ana Cristina, Luiza Colombo, Carolina dos Santos, Marlon Santos, Alberizandria de Pontes, Patricia Gurgel
Informes Gerais:
Congregação Extraordinária -
Patricia informou que no dia 18 de agosto de 2011 aconteceu a congregação extraordinária para a Constituição de Comissão para realizar  pesquisa que  subsidiará a eleição para direçao da Faculdade, gestão 2012/ 2015. Como na reunião passada não foi decidido alguém para representar os discentes de graduação na comissão, Isabel se ofereceu. Isabel será a suplente e a Aluna Gláuria, da Pós, será a Titular.
Precisam de pessoas para serem mesários
Encaminhamentos: Próxima reunião convocar mesários para as eleições
Reunião dos CA´s da Praia vermelha:
Juquinhada será de 2 em 2 semanas
Encaminhamentos: Reunião extraordinária segunda feira para decidir o apoio ou não ao almoção e ato do bandejão.
Encaminhamentos: Fazer uma reunião Geral quinta-feira, ás 17 horas com a seguinte  pauta inicial: Calourada e Espaço do CA.
Proposta de fazer toda a quinta-feira uma reunião geral ás 17 horas
Informes da semana de educação
A semana de educação será realizada na 3° semana de outubro( de 17 a 21 de outubro). Para as mesas principais, o auditório Pedro Calmon está reservado, já que o CFCH não estará sempre disponivel por causa das aulas do curso de Relações internacionais.

O Título da semana de educação, até agora, é " Educar pra que? Educar pra quem?- Desafios Sociais e Possibilidades Educacionais”.

Haverão 5 mesas, sendo uma para cada dia. Além disso, terão GD´s, Oficinas e apresentação de trabalhos, sendo reservado um dia para a apresentação dos trabalhos.
O projeto será apresentado na próxima reunião da semana de educação
Após isso, foi explicado o que cada comissão fará.
Divulgação-> Responsável por divulgar o evento com cartazes, sites, passadas em sala, ou qualquer outra estratégia que a comissão achar melhor.
Monitores-> Resposável por gerenciar monitores, ver os horários de revezamento, lanche e etc.
Venda de livros-> Estamos planejando em fazer uma barraca de venda de livros a um real com algumas doações específicas que estamos recebendo.Essa comissão ficaria responsável por organizar os livros e vender-los.
Certificados: Ver o modelo de certificado para palestrantes, participantes, monitores, comissão organizadora..
Trabalhos-> Selecionar os trabalhos, lançar o edital...
Após a explicação de cada comissão,listas de nomes e contatos  foram passadas.
Próxima reunião da semana de educação: Sexta-Feira, dia 26/08/2011 em 2 horários: 11 e 17 horas.6 - ATA da reunião extraordinária do CAPed/Agosto 2011.


Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2011.
6.Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação – Centro Acadêmico Paulo Freire.

Ata da Reunião Extraordinária do CAPed .
Iniciada às 16:50h.
Finalizada às 17:30h.

Estavam presentes os estudantes:

Nelson Vieira Thomé
Oton Araujo Duarte da Silva
Rossane Arantes Merat
Thuane F. de Albuquerque
Isabel Cristina da Conceição

Pauta:
Almoção / Bandejão


O DCE pretende realizar um ato "Almoção" para reivindicar a criação do Bandejão da Praia Vermelha no espaço do antigo restaurante do Campinho. Para fomentar a discussão e participação dos estudantes, será realizado um "colaço" dos abaixo-assinados que estão sendo passados pelo campus e uma juquinhada temática. Para organizar, amanhã (dia 23/08) será feita uma oficina de faixas e cartazes para a Juquinhada às 14h no DCE. Nelson não poderá participar e pediu substituição neste evento. Nenhum dos presentes pode confirmar participação. 
"Colaço" - Será dia 25/08 às 11h concentrando no sujinho. 

"Almoção" - Foi pedido que os estudantes ajudem a construir, desde a organização. Pensar se é viável preparar a comida ou se é melhor ter quentinhas, definir a melhor data (previstas: segunda ou terceira semana de Setembro). 
Foi exposto que o CAPed não pode ajudar financeiramente, mas se coloca a disposição para defender a proposta do bandejão e convocar a participação dos estudantes.


5 - ATA da reunião geral do CAPed/ Agosto 2011.

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2011.
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação – Centro Acadêmico Paulo Freire.

Ata da Reunião Geral do CAPed .
Iniciada às 17:15h
Finalizada às 19:30h.

Estavam presentes os estudantes:

Suellen de Carvalho Silva
Jéssica Gioia Alves
Carla Andressa Souza Reis
Roberta G. de Figueiredo
Amanda F. Potyguara dos Santos
Thiago Batista dos Santos
Suely F. Silva
Marlon Santos
Iris Medeiros
Luiza Candal
Camila Marchiori Soares
Nelson Vieira Thomé
Rossane Arantes Merat
Viviane da Silva Davi Andrade
Isabel Cristina da Conceição
Oton Araujo Duarte da Silva
Carolina B. P. dos Santos
Patrícia Gurgel
Rejane da Silva Xavier

Pauta:
Informes
Arraiá da UFRJ
ENEPe

Informes:

Congregação - Haverá eleição para direção da FE/UFRJ, o mandato da Professora Ana Maria Monteiro acaba este ano. Uma comissão de eleição será formada e necessitará da representação de 2 estudantes (1 titular e 1 suplente) que atuarão com outros representantes da FE.
Congregação - Foi feito um convite à FE/UFRJ para coordenar o curso de Pedagogia do CEDERJ (à distância). A questão colocada foi: A faculdade de educação é a favor de um curso totalmente à distância?
Congregação - Votada e negada a renovação de licença de uma professora. A vaga está ociosa.

Semana de Educação - Faltam pessoas para contribuir com a organização do evento (comissões). 
Camila - Falta mobilização política.

Arraiá:

Houveram problemas técnicos devido ao fechamento da FE/UFRJ nos dias do evento, por conta destes e outros problemas, houve prejuízo de R$950. 
Camila- Sentiu falta de reunião anterior à festa e visão financeira.
Proposta - Elaboração de alguma forma de arrecadação do valor.
Proposta - Vender as sobras da festa.

ENEPe:

Esclarecimentos sobre o transporte e o processo de aquisição do ônibus. Todos os documentos utilizados estão à disposição dos interessados para averiguação.
Leitura de carta sobre pedido de esclarecimento do estudante Raphael Pequeno (UNIRIO).
Proposta - Maior transparência nas decisões do CAPed e maior número de reuniões gerais a fim de evitar novos constrangimentos.


4-Ata da Reunião on line do dia 1/04/2011
Ata da   Reunião do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gestão NÃO TEMOS TEMPO A PERDER, realizada no dia 01 de Abril de 2011, online no e-mail: ReunioCAPEDUFRJ@groups.live.com , reunião iniciada às 19h e encerrada às 20:30h. Com a presença dos seguintes alunos: Isabel Conceição, Diana Zava, Patrícia Gurgel, Letícia Konstandinidis e Rachel Nascimento.

Iniciamos a reunião com os informes: A aluna Isabel informou que durante conversa informal com o profº Reuber Scofano, este disse que tem dois palestrantes a indicar para a semana de educação e inclusive, ele próprio se coloca a disposição para ministrar um minicurso durante o evento. Continuou informando que durante o ato em Defesa da educação pública realizado no dia 31 de Março de 2011, no Centro do Rio de Janeiro, o CAPed UFRJ estava representado pelos alunos Isabel Conceição, Patrícia Gurgel e Cleber Melo. Segundo informado por membros do DCE UFRJ que estavam presentes no ato na próxima terça feira (dia 05/04/11) haverá uma reunião do Conselho de C.A.s da Praia Vermelha, no qual será discutido os problemas enfrentados neste campus. A aluna Patrícia informou que segundo informações do site da UFRJ, a ADUFRJ se comprometeu a ajudar na reconstrução da parte incendiada do Palácio universitário, mas que devemos ficar atentos pois o Reitor em entrevista na televisão havia colocado sua posição favorável quanto ao deslocamento das atividades acadêmicas da Praia Vermelha para o Fundão.

Pontos de Pauta:
·SEMANA DE EDUCAÇÃO
Ficou decidido que a Semana de Educação acontecerá em Agosto de 2011, para facilitar a organização, após os acontecimentos desta semana no Palácio Universitário, contar com a participação dos calouros 2011.2 e por conta do financiamento a ser solicitado pelo CAPed UFRJ para realização da mesma.
·EFEPe
Devido aos acontecimentos no Palácio Universitário acreditamos que a UFRJ não seria mais o lugar ideal para realizar o EFEPe, ficou definido que colocaríamos para a ExFEPe em reunião a realizar-se no dia 03/04/11 na UERJ MARACANÃ a possibilidade de realizar o evento na EEFD no Fundão ou outra instituição realizar o evento contando com nossa colaboração.
·ENEPe
Após o retorno às aulas, vamos organizar os papeis para pedido do ônibus e auxílio viagem para o ENEPe. É necessário fazer o pedido o quanto antes, visto que é necessária aprovação na Congregação da Faculdade, que só se reúne 1 vez ao mês. Isabel ficou encarregada de fazer os cartazes divulgando os documentos necessários para anexar ao processo.
·PEDCANA 2011.1
Conforme definido em reunião anterior, a festa da calourada 2011.1 (PEDCANA) será uma choppada com bebidas liberadas (água, refrigerante, gummy, cerveja e outras), a se realizar no Clube Santa Luzia (Centro do Rio) dia 07 de Maio de 2011 em horário a definir (mas provavelmente de 14h às 22h), com ingressos antecipados a venda por R$15 (mulher) e R$20 (homem) com brinde a ser definido na venda do ingresso antecipado e sem brinde e valor superior no ingresso na hora.
Nova reunião do CAPed marcada para do dia 07/04 às 17h no CAPed para divulgar orçamento e andamentos da PEDCANA.
Sem mais a acrescentar, lavro a seguinte ata assinada por mim, seguida dos demais alunos da Faculdade de Educação da UFRJ.
Isabel Cristina da Conceição.
Diana Zava.
Patrícia Gurgel.
Letícia Konstandinidis.
Rachel Nascimento.

3-Ata da reunião do CAPed UFRJ do dia 25/03/2011
Reunião começou ás 17:00 terminou ás 18:30
Presentes: Suzane Alvarenga,Karl Max, Karen Ferreira, Roberta Figueiredo, Aline Cristina, Joana Fontoura, Camila Marchiori, Patricia Gurgel, Thays Marcely, Giovana Acatauassú, Rachel Nascimento,Diana Zava, Jéssica Valentim, Suzana Teixeira, Rodrigo Quaresma, Leticia Konstandini, Amanda Elias, RenataTheodoro.
Informes
->Patricia:
- informou que conversou com a Diretora Ana Maria sobre a água parada na piscina. Ana Maria informou que disseram que estão monitorando a água para o controle da dengue. Mas até agora ninguém de controle da dengue foi visto lá. Patricia pediu que se alguém , por acaso, vir uma pessoa monitorando a piscina, por favor avise.
-informou que no dia 31, ás 13:00 horas, haverá um ato do Fórum em Defesa da Educação Pública. Ele vai começar na Candelária e, em seguida, os manifestantes iram se encaminhar para a Cinelândia.
-o segundo banheiro feminino, que está em reformas, vai virar uma copa e um banheiro que será dividido entre funcionárias e professoras. Ela perguntou para a diretora Ana Maria se esse banheiro e a copa não poderia ser utilizado pelos estudantes também. Ana Maria disse que pode se discutir o assunto. A copa antiga será transformada em uma espécie de depósito onde trabalhará o Rinaldo.
- Aluna Maria Emilia vai lançar um livro de literatura infantil. 2 de abril, na lapa, Editora Multifoco. Av
-> Repasse de financias da Camila.Nossa gestão tem aproximadamente 6.000 em caixa.

Pauta:
Calourada
Patricia e Renata explicaram o que aconteceu na calourada da manhã: Que na quarta feira(dia 16/03/2011), os veteranos envolvidos tentaram fazer a atividade proposta, que era a atividade da roda de diálogo sobre o ENEM, mas os calouros queriam discutir sobre o que seria feito com o dinheiro recolhido após eles terem sido pintados. Os veteranos explicaram e disseram que estavam dispostos a fazer a festa junto com os calouros e que para isso seria necessária a formação de uma comissão composta por 03(três) calouros da manhã e 03(três) da tarde. Também  foi proposto que com o dinheiro arrecadado, fosse feito um  churrasco.  Uma das calouras, a aluna Vicky, se dispôs a fazer um orçamento e propor para a calourada da tarde.
Na quarta-feira dessa semana, dia 23/03/2011, as alunas calouras Vicky e Julia John ficaram até o turno da tarde e conversaram com os alunos calouros da tarde. Explicaram a situação, mostraram o orçamento proposto e perguntaram se os outros gostariam de participar com eles do churrasco. Os calouros da tarde, segundo a aluna Roberta, não responderam nada pois queriam conversar com os veteranos, já que a informação que eles tinham era que os veteranos iriam preparar uma festa, cujo o tema seria surpresa,  e que seria mais barata.
Renata e Patrícia esclareceram que em nenhum momento foi proposto uma chopada para os alunos calouros do turno da manhã e que eles estão dispostos a participar do que for melhor e possível de fazer.
Renata mostrou o orçamento que Vitória fez, sendo o mesmo apresentado a baixo:
50 reais por pessoa, bebidas liberadas (cerveja e refrigerante), carnes e saladas. Data (não fechada) 30/04
Local (não fechado): Casa do Minho, Cosme Velho
Horário: 12:00-17:00
Após a amostra do orçamento, cada um dos presentes expos sua crítica a calourada, a festa, a organização. Eis um resumo das críticas
- planejamento da festa não foi antecipado.
-Mais uma reunião deveria ter sido feita para o fechamento das atividades
-Falta de comunicação.
-Poucos veteranos no turno da manhã
-A não instrução aos calouros quanto a como pegar a cota nas ruas.
Feita as criticas, todos concordaram que deveria haver uma outra reunião para uma melhor discussão sobre a festa.
Encaminhamentos: Próxima reunião para discutir melhor a calourada. Proposta de data quinta-feira que vem, dia 31/03/2011, no mesmo horário que esta reunião, 17:00 h.
Os outros pontos de pauta serão discutidos nos dias a seguir:
-EFEPe e ENEPe serão discutidos e apresentados na próxima  sexta-feira, dia 1/04/211
-Semana de educação serão discutidos dia 8/04/2011

2-Ata do dia 02/12/2010

Ata da Primeira Reunião da Gestão NÃO TEMOS TEMPO A PERDER do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizada no dia 02 de Dezembro de 2010 na sala do CAPed na Faculdade de Educação, reunião iniciada às 17:15h e encerrada às 19:15h. Com a presença dos seguintes alunos: Cleber Melo, Diana H. Zava, Iris Medeiros, Isabel Cristina da Conceição, Patricia Gurgel e Sandra Rosa Vieira Souto.
Iniciamos a reunião com os informes: A aluna Iris informou que será realizada hoje (02/12/10) a partir das 18h a Juquinhada de comemoração da vitória dos CA's da Praia Vermelha e a renda será revertida para a compra de equipamentos da rádio do DCE. Continuou informando que a próxima reunião do Conselho de CA's acontecerá no Teatro de Arena no dia 06/12/10 às 18h.
Pontos de Pauta:
·Organização (CAPed)
·Seminário de Gestão
·Luau de final de ano
·Instituto de Neurologia
·Calourada 2011
·Reunião dia 07/12/10
·Fórum de Educação Pública
Organização (CAPed) – Será feita no dia 11 de Janeiro de 2011 (Terça Feira) às 10h. A aluna Patrícia Gurgel ficou responsável de saber quais objetos que estão no CAPed fazem parte do patrimônio da UFRJ.
Seminário de Gestão e Calourada – Reunião geral para definição do calendário de atividades fixas do CAPed em 2011, marcada para dia 09/12/10 (Quinta Feira) às 17:30h na sala do CAPed.
Luau de final de ano – Não poderá ser organizado enquanto as finanças do Centro Acadêmico não forem repassadas pela gestão anterior.
Instituto de Neurologia Deolindo Couto – Segundo informado pela aluna Iris, uma funcionária (técnica administrativa) do Instituto está prejudicando o trabalho dos profissionais e posteriormente o atendimento dos pacientes, inclusive com a impossibilidade da abertura de vagas de estágio na instituição. Ficou definido que entraremos em contato com os CA's de Psicologia e Serviço Social para relatar o problema e propor uma campanha contra essa situação no Conselho de CA's.
Reunião do dia 07/12/10 – Ficou decidido que apesar do interesse de alguns estudantes, não teremos representação oficial no espaço do 13° Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE (CONEB) que seria o objetivo principal do encontro do dia 07/12/10. Tomamos esta decisão devido as executivas (ExFEPe e ExNEPe) que nos representam terem deslegitimado a representação da UNE na Pedagogia e a gestão atual do CAPed estar empossada a pouco tempo.
Fórum de Educação Pública – Evento a ser organizado por várias entidades políticas e educacionais, visando valorizar a educação básica e pública do país. Definiremos se construiremos juntos na reunião do dia 09/12/10 (Quinta Feira) às 18:30h no auditório do Serviço Social.
Sem mais a acrescentar, lavro a seguinte ata assinada por mim, seguida dos demais alunos da Faculdade de Educação da UFRJ.
Isabel Cristina da Conceição.
Cleber Melo.
Diana H. Zava.
Iris Medeiros.
Patricia Gurgel.
Sandra Rosa Vieira Souto.

1- ata do dia 30/09/2010 
Inicio: 17HTérmino: 18:40Presentes:Diana Zava,Carmen Cunha,Patrícia Gurgel,Camila Marchiori,Giovanna Lima,Isabel Conceição,Nelson Vieira,Rachel Nascimento,Luiza Colombo,Thays Marcely.Estrutura:1-Informes2-Pauta única:Comissão Eleitoral.Informes:-O aluno André,de Serviço Social Convoca o Centro Acadêmico para uma reunião do Conselho de CA´s da Praia Vermelha na 6° Feira (dia 1/10/10) ás 17:30 no pátio da Escola de Serviço Social.Pauta:Campanha de Assistência Estudantil que incorpore o direito a informação através das copias gratuitas de material para os estudantes.Adesão do CA  a frente contra a organizações Sociais de Saúde.(privatização do SUS).O aluno ficou de divulgar através da lista os abaixo assinados(pessoal e institucional).-A Aluna Luiza Colombo pediu a doação de pastas e cartolinas para o projeto em que trabalhaPauta:Comissão eleitoral:Candidatos à comissão-Nelson,Rachel e Colombo.As alunas Camila Marchiori e Luiza  Colombo explicaram a função da comissão eleitoral e lembraram que a comissão precisa ter pelo menos 5 membros,sendo 3 da pedagogia e 2 podendo ser de outros cursos da UFRJ.O Edital para a próxima eleição será aprovado na próxima reunião.Ficou decidido então que a comissão eleitoral será composta pelos Alunos Nelson Vieira,Rachel Nascimento e Luiza ColomboFoi estabelecida uma data para as eleições: 10 e 11 de Novembro.