Semana de educação

O que é a semana de educação?
  A Semana de Educação é um espaço para discutir, aprofundar e debater questões fundamentais em Educação, oferecendo oportunidades de enriquecimento acadêmico e intercâmbio de experiências entre alunos, profissionais na área da educação e demais interessados em discutir sobre educação. Mas, há uma diferença crucial entre esse espaço e os outros, como JIC , congressos e etc: todo o evento é organizado pelos estudantes da Faculdade de Educação da UFRJ.

     Como é montada a semana de educação? Simples. Nós do CA, junto com quem quiser colaborar, elaboramos e montamos a semana de educação.  E  os assuntos discutidos são propostos pelos alunos. Ano passado, uma enquete foi realizada nesse blog sobre os temas que a galera gostaria de aprofundar na semana de educação. As idéias para mesas ,GD´s(Grupos de discussão) e oficinas são frutos dessa enquete e de sugestões de estudantes que participaram das reuniões de elaboração do evento. A partir dos temas levantados, surgiu o tema da semana de educação:"Educar pra que?- Desafios Sociais e Possibilidades Educacionais”.  E teve como principal objetivo a discussão sobre os atuais problemas enfrentados pela Educação no
nosso país e como eles vem sendo tratatos, não só pelos orgãos aos
quais compete a responsabilidade, mas pela sociedade como um todo.
Tendo em vista a massa de informações veiculadas pela mídia e o
carater duvidoso de muitas dessas informações, viu-se a necessidade
de um aprofundamento sobre temáticas de fundamental relevancia para
a educação, tais como: greves, instituições especiais, o impacto que
programas externos a escola tem sobre a educação, saúde e direitos do professor, etc.


Tá, mas afinal, porque ela é tão importante e o que os estudantes que a organizam ganham com isso?


Todos os envolvidos ganham um certificado de participação, relativo ao trabalho e com a carga horária do mesmo. Mas não é só isso que eles ganham.
A experiência de organizar um evento é única e só quem participa entende o porque. Conhecer inúmeras pessoas, lidar com as mais diferentes situações e pessoas, planejar e fazer acontecer o que planejou, dentro dos limites de possibilidades e imprevistos, são algumas das coisas que acontecem nesse espaço de construção. E há muito mais. 

Quer conhecer um pouco sobre a semana de educação passada? visite->http://xiisemanadeeducaodaufrj.blogspot.com/