Boa Noite Pedagog@s da FE/UFRJ!
O ano mal começou e já temos coisas para fazer! E vamos aproveitar as férias para curtir e trabalhar, lógico!
Então, o ano acabou e algumas coisas ficaram pendentes como a comissão gestora, já que o período de mandato da gestão "Não Temos Tempo a Perder" acabou. É preciso uma comissão gestora, para tocar as atividades do CA até que novas eleições ocorrão.
Bom, uma dessas atividades é a calourada, será, (se nada interferir) em março, nesse primeiro semestre. Então precisamos ver o que faremos, quem irá participar e etc.
Também tem alguns informes da proposta do CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro) aos professores da Faculdade de educação da UFRJ e o que foi decidido na reunião do grupo de trabalho sobre a proposta, no dia 19/12/2011. Só para esclarecer um pouco,esse grupo de trabalho envolve todos os interessados em analisar a proposta e conta com alguns estudantes de graduação.
A proposta do CEDERJ é que para que alguns professores da Faculdade de Educaçao assumam disciplinas do curso de pedagogia a distancia coordenados pela UERJ. São um conjunto de três a quatro disciplinas teóricas que fazem parte das grades curriculares das Licenciaturas do CEDERJ.
As disciplinas propostas são:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO I | |
CARGA HORÁRIA: 60 H | |
EMENTA: Conhecimento: produção, formas e estratégias de avaliação; saber e poder. Homem: visões histórica, filosófica, sócio-antropológica e psicológica. Educação e Sociedade: concepções e conflitos. Estado e Educação: ideologia, cidadania e globalização. | |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO II | |
CARGA HORÁRIA: 60 H | |
EMENTA: Processos de escolarização: espaços, tempos, saberes, materiais e agentes. Escola: dispositivos de inclusão e de exclusão. O educador em formação e em ação: acesso, controle, gênero, valorização e interatividade. | |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO III | |
CARGA HORÁRIA: 60 H | |
EMENTA: Profissão docente: perspectivas modernas e pós-modernas. Cultura e cotidiano escolar. Sala de aula: desafios éticos, estéticos e comunicacionais. | |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO IV |
CARGA HORÁRIA: 60 H |
EMENTA: Práticas escolares e desafios educativos: saber do educando e saber escolar; multiculturalismo e diversidade cultural. |
--
DISCIPLINA | |
PRÁTICA DE ENSINO III - MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO | |
CARGA HORÁRIA: 60 H | |
EMENTA: Avaliação como prática subsidiária no contexto geral da ação educativa. Padrões e tendências de avaliação em diferentes abordagens da educação. Pressupostos epitemológicos da avaliação. O caráter multidimensional da avaliação: dimensões da avaliação, aspectos metodológicos. Medida e avaliação: concepções distintas. Construção de instrumentos de avaliação. Análise de resultados. Avaliação externa: SAEB, ENEM e ENC. Avaliação com referência a competências | |
Quer saber mais sobre o que aconteceu na Reunião? Então venha para a 1 (primeira) Reunião Geral do CAPED!!!
Dia 10/01/2012 ás 15 horas na Sala do CAPed.
Pontos de pauta:
Comissão gestora
Proposta do CEDERJ
Calourada
Atividades para 2012.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário