quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

REIVINDICANDO O PAGAMENTO DAS BOLSAS...

Dia 13/01, o CAPed estava mais uma vez representando os estudantes da Pedagogia e reivindicando a regularização do pagamento das bolsas da UFRJ na Reitoria. Pra quem tá por fora do que está acontecendo vou postar a convocação escrita pelo pessoal do DCE e assinada por vários CA's e movimentos dos estudantes.


Na reunião com os representantes da Reitoria, conseguimos confirmar que o pagamento das bolsas será regularizado na próxima semana e uma nota (ao menos) sobre o assunto será colocada no site da UFRJ. 

(Cerca de 30 estudantes da UFRJ e representantes de movimentos estudantis na Reitoria)


Em reunião realizada somente com os estudantes após esta primeira, ficou definido que será escrito um manifesto cobrando estabilidade no pagamento das bolsas, assim como verificar a possibilidade de indenização aos estudantes que contrairam dívidas por conta da falta desses pagamentos e novos posicionamentos sobre assistência estudantil serão cobrados no CONSUNI do dia 10/02/11.

Continuaremos acompanhando!

Isabel Cristina da Conceição
CAPed UFRJ.

Que fim de ano tiveram os estudantes bolsistas da UFRJ...

Faz alguns meses que os estudantes da UFRJ não recebem mais suas bolsas. De fato, um absurdo completo. É inadmissível que esta situação continue.  Os estudantes precisam das bolsas para se alimentar, transportar e estudar. A garantia deste direito ao estudante deveria ser a prioridade numero um da reitoria, mas está longe, bem longe disso. Enquanto se vota no Conselho universitário (Consuni) um orçamento lindo e recheado de números, nós vemos na prática que o dinheiro não existe. Seja com o pequeno numero de bolsas e seu constante atraso, seja com, por exemplo, a falta de infra-estrutura. Ou seja, apesar do seu alto nível de excelência, a UFRJ ainda tem muito a melhorar e os estudantes com o DCE seguem nesta luta obstinada para que melhore.
Todo ano o orçamento da UFRJ acaba em déficit. Isso é assim, por que não existe um investimento coerente com nossas necessidades por parte do governo federal. Acabou de ser anunciado, um aumento exorbitante para os políticos, mas para a educação seguimos na mesma, correndo riscos de mais cortes em nosso orçamento. Nos últimos 16 anos, os investimentos em educação não ultrapassaram 4,6% do PIB demonstrando assim qual é a prioridade que o governo dá para os estudantes. Recentemente, a nova equipe econômica já vem falando e implementando reduções no orçamento brasileiro que pode significar mais cortes no dinheiro da educação. A nível nacional há uma política de redução de gastos mas nós devemos deixar, claro, ao governo que nossas bolsas não deixarão de ser pagas pois é um direito nosso e nós lutaremos por ele.  Nesse caso, fica evidente a causa profunda desse atraso em nossas bolsas.
Precisamos, então, nos unir e nos movimentar para exigir que a reitoria se posicione e não fique apenas dizendo que a culpa é do governo. A reitoria tem responsabilidades também, pois não prioriza os estudantes e tem estreitos laços com esse governo não amplia os investimentos em educação deixando os estudantes sem bolsa.
Nesse sentido, convocamos todos para o ato quinta-feira, 13/01, às 10h na reitoria para conseguirmos que as nossas bolsas caíam. Mostraremos a reitoria e ao governo que faremos o que for necessário para isso acontecer. Os estudantes não ficarão reféns destes setores: iremos à luta.

·          CHEGA DE ATRASO, QUEREMOS NOSSAS BOLSAS JÁ!

·          CHEGA DE DESCASO DA REITORIA COM OS ESTUDANTES, QUEREMOS UMA PRO-REITORIA DE ASS. ESTUDANTIL!

·          UFRJ DE QUALIDADE TEM QUE TER VERBAS DE VERDADE! POR 10% do PIB PRA EDUCAÇÃO!

DCE-Mario Prata | ANEL | CAEFD | CAPED | CASS | CAMMA | Movimento “Quem vem com tudo não cansa” | ExNEEF | CAFar | CACC | CAEM |

Um comentário: